Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Dr. Thiago Barros: A solução para um nariz belo e funcional

PUBLIEDITORIAL

Médico otorrinolaringologista é referência em Juiz de Fora na realização de rinoplastia, cirurgia plástica voltada para estética e funcionalidade do nariz


Por Dr. Thiago Barros

10/08/2020 às 07h00

pp_amp_intext | /169755497/TRIBUNA_DE_MINAS_AMP_02

O nariz é a principal via de passagem do ar para que o sistema respiratório funcione da maneira correta, sem comprometer as funções vitais do organismo. No entanto, ele pode apresentar algumas deformidades, tanto internas quanto externas, que causam grande desconforto e insatisfação. É nestas horas que as pessoas recorrem à rinoplastia, uma cirurgia plástica do nariz capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao paciente. Em Juiz de Fora, o médico Dr. Thiago Barros é referência no assunto.
A rinoplastia, segundo Thiago, pode ser tanto para a estética quanto para a funcionalidade. Ou, na maioria dos casos, ter ambas as funções. “O ideal é que a rinoplastia seja feita por um profissional que tenha total conhecimento sobre a anatomia e particularidades do nariz, para que o resultado esteja dentro das expectativas do paciente. É uma cirurgia que pode ser feita mais de uma vez, porém, o nível de dificuldade vai aumentando à medida que ocorram outros procedimentos naquela região. Quando eu opero um paciente pela primeira vez, sempre busco trabalhar e me empenhar para que aquela seja a única cirurgia dele, de modo que não precise realizar uma segunda intervenção”, explica.

Por que operar com um otorrinolaringologista?

Dr. Thiago Barros: Larga experiência e conhecimento na área (Foto: Divulgação)

A principal vantagem para o paciente ao optar por um otorrinolaringologista que tenha enfoque na rinoplastia é contar com um profissional com habilidade e conhecimento específico sobre a anatomia nasal. “O Brasil segue a linha dos grandes centros mundiais como EUA e Itália, onde cada vez mais otorrinolaringologistas se especializam na cirurgia plástica do nariz”, ressalta Thiago Barros.
Conforme o otorrinolaringologista, a rinoplastia pode ser feita em qualquer pessoa que apresente alguma insatisfação com o seu nariz, seja na estética ou na funcionalidade. “No âmbito da estética, podemos corrigir uma ponta inadequada ou mal definida, abas nasais largas ou a presença de giba nasal, por exemplo. No campo da funcionalidade, cito um desvio de septo, hipertrofia de cornetos inferiores, tortuosidade nasal intensa que dificulte a respiração. Essas intervenções podem ocorrer tanto de forma isolada quanto em uma mesma cirurgia, aliando estética e função”, pontua.
O médico ainda destaca que a rinoplastia pode acontecer de forma simultânea, caso seja do desejo do paciente realizar outras cirurgias plásticas na mesma ocasião. “A rinoplastia pode ser conciliada a outros procedimentos, seja na face ou no corpo, como uma mamoplastia e uma lipoaspiração. Para isso, cada caso precisa ser discutido com o paciente e os demais profissionais envolvidos.”

Rinoplastia sem uso de tampão

pp_amp_intext | /169755497/TRIBUNA_DE_MINAS_AMP_03

O uso de tampões após a realização de uma rinoplastia é uma preocupação muito frequente por parte dos pacientes. Thiago explica que a técnica aplicada por ele é minimamente invasiva, com pouco sangramento, sendo 90% do tempo guiada por fibra óptica, auxiliada por um sistema de vídeo muito delicado e preciso. “Isso faz com que, em mais de 99% das vezes, o paciente não tenha que usar o tampão no pós-operatório.”
Sobre a recuperação e retorno às atividades laborais, o otorrinolaringologista afirma que, de uma forma geral, a pessoa pode retomar sua rotina entre sete e dez dias após a cirurgia. “Tudo vai depender do tipo de atividade exercida. Se é um trabalho sem muito esforço físico, como em um escritório, o paciente pode retornar em dois ou três dias. O paciente que realiza a rinoplastia tem alta hospitalar no mesmo dia, não necessita internação.”

Rinoplastia e rinomodelação: principais diferenças

Existem muitos procedimentos não invasivos que proporcionam resultados estéticos interessantes, mas, no caso das intervenções no nariz, Thiago Barros aponta muitas diferenças entre a rinoplastia e a rinomodelação. “A rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica que modifica apenas pequenas imperfeições do nariz. Tem as suas funções, mas não trata de casos em que o foco é a respiração ou alterações estéticas de maior complexidade. É uma boa opção para pacientes que querem um resultado rápido e limitado, como para um casamento ou formatura. Mas caso queira um resultado definitivo, a rinoplastia é a melhor solução.”

Experiência e conhecimento de causa

pp_amp_intext | /169755497/TRIBUNA_DE_MINAS_AMP_04

Uma das grandes motivações que levaram Thiago a se especializar em otorrinolaringologia foi o conhecimento de causa. Parte de sua vida foi marcada pela dificuldade de respirar pelo nariz devido ao desvio de septo e à hipertrofia de cornetos. “Cheguei a fazer duas cirurgias para resolver esses problemas. Nestas experiências, vi o quanto que aquilo era benéfico para saúde e, também, pontos que poderiam ser aperfeiçoados”, conta.
Esse desejo o fez ingressar e se graduar em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Thiago Barros fez sua residência em otorrinolaringologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também se tornou mestre em cirurgia. O médico ainda é pós-graduado em Cirurgia Plástica da Face pelo Instituto Jurado, em São Paulo. Thiago é membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORLCCF) e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, e membro do Comitê de Residência e Treinamento da ABORLCCF. Dedica-se à cirurgia de face, com ênfase em rinoplastia, e há 11 anos atua como professor e orientador do Programa de Residência Médica do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF).

Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (estética, funcional e reparadora)
Endereço: Avenida Rio Branco, 2.679 (andar intermediário), Centro
Telefones: (32) 3233-3038 / 3084-5050
WhatsApp: (32) 99924-2324
Instagram: @dr.thiago.barros
Site: rinoplastiathiagobarros.com.br



Desenvolvido por